rpg

RPG Souchard

Restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física.

Com esses propósitos, a fisioterapia executa e conquista grandes progressos desde o seu nascimento, porém de forma segmentar e visando sempre a reabilitação pelo movimento.

rpgHoje é fácil para um RPGista perceber que grande parte dos desvios e dos processos degenerativos, principalmente da coluna vertebral, tem origem na estática, ou seja, quando estamos simplesmente mantendo a sustentação do corpo, parados, no carro, no computador, na fila. E, até mesmo num atleta surfista, por exemplo –cuja lesão de coluna poderia ser atribuída ao excesso de
movimento–, observamos o tempo e a forma em que ele sustenta o tronco no momento da remada e sentimos a necessidade do tratamento quase sempre por meio da manutenção postural.

Na busca de uma fisioterapia mais global e com prioridade na reabilitação pela estática, o fisioterapeuta francês Philippe Souchard, autor de 18 livros, criou a Reeducação Postural Global – RPG, com os seguintes princípios:

  • Individualidade (tratar a pessoa e não o problema);
  • Causalidade (achar a causa, pois o local do sintoma pode não ser a origem do problema);
  • Globalidade (atender o corpo como um todo).

rpgEsse método revolucionário da fisioterapia comemora 30 anos de existência com a realização do VII Congresso Internacional de Reeducação Postural Global em Buenos Aires, capital da Argentina, com os mais renomados RPGistas do mundo.

A habilitação é conduzida no Brasil e em outros 14 países, havendo, hoje, mais de 22 mil fisioterapeutas formados por Philippe Souchard.

“Que me seja permitido, enfim, atrair a atenção do leitor para o fato de que a RPG é um método complexo, o que significa que sua boa aplicação depende de terapeutas bem formados em RPG Original, por mim e por minha equipe, excluindo toda e qualquer pirataria simplificadora, adaptativa ou simplesmente comercial”. (Philippe Souchard)

Os associados são encontrados no site www.sbrpg.com.br, pelo nome, cidade ou bairro, em quase todo Brasil.

Proposta da RPG:

Na nossa profissão sempre houve certo “apego” pela fraqueza muscular e, portanto, pela necessidade de exercícios de fortalecimento dos músculos.

rpgA RPG propõe o alongamento das cadeias musculares estáticas, que são aquelas que possuem papel fundamental na manutenção da nossa posição ereta e que, por isso, são solicitadas o tempo inteiro, o que gera rigidez e encurtamento. Sua condição é diferente daquela dos músculos dinâmicos, de atividade ocasional, como os abdominais, por exemplo, que, estes sim, devem ser fortalecidos (daí a importância do Pilates após uma reabilitação lombar; a RPG não fortalece).

Além de usar posturas de estiramento global desses grupos musculares ligados entre si, o método também consiste em: manobras de decoaptação ou tração articular (muito importante nas hérnias discais); deslizamento de fáscias e dissociações entre as partes de nosso corpo. O fisioterapeuta permanece o tempo todo corrigindo e interagindo com o paciente.

O objetivo do tratamento é atingir uma postura funcional, com leveza e sem esforço, e liberar os freios (músculos) dos movimentos antes limitados. E, assim sendo, proporcionar alívio da dor e correção dos desvios de postura.

Indicações da RPG:

O método se aplica aos casos ortopédicos, pós traumáticos, respiratórios, reumatólogicos e em todos em que seja indicada a fisioterapia.

Exemplos:

  • Desvios posturais, como escolioses, hiperlordoses, retificações, hipercifoses, pés chatos etc.
  • Dores cervicais, dorsais e lombares, provindas de hérnias discais, pinçamentos ou contraturas musculares.
  • Cefaléias (as de origem cervical); disfunções da ATM (articulação têmporo mandibular); tendinites; fasceítes; síndromes patelares; do túnel do carpo; do ombro etc.

Horários – RPG

As sessões são individuais, com hora marcada, realizadas, em geral, uma vez por semana e duram cerca de uma hora. O tempo total do tratamento depende da gravidade de cada caso e das particularidades de cada pessoa.

Contato (Felipe) pelos telefones: (48) 99146-4546
ou pelo e-mail: rpgfelipe@yahoo.com.br