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Pilates

pilatesSabe-se que um corpo saudável, e em boas condições físicas, leva ao bem estar emocional e psicológico. O método sugerido por Joseph H. Pilates reconhece essa ligação entre espírito, mente e corpo. Ele constitui exercício inteligente, que desafia sua concentração e percepção corporal, proporcionando, ao corpo, ferramentas e autonomia para que ele utilize todo seu potencial.

Fortalecimento de dentro para fora.

O Pilates tem o objetivo de realinhamento corporal, de modo que a pessoa possa mover-se harmoniosamente e com menos esforço nas atividades diárias, bem como na prática de esportes. É por meio do fortalecimento do centro do corpo, que inclui todas as camadas de músculos abdominais e músculos do assoalho pélvico, entre outros, que o método Pilates traz a promessa de estabilidade da coluna vertebral e uma postura elegante.

Uma busca pessoal de saúde e bem estar.

O método, geralmente, interessa às pessoas que buscam uma nova condição de saúde, aparência física e, até mesmo, uma nova abordagem da vida. Ou ainda, àquelas que procuram uma atividade que respeite a individualidade, desafie o entendimento corporal e explore, ao máximo, suas capacidades. Diferentemente de outros métodos, o controle na execução do exercício é seu indicador de progresso, e não uma medição arbitrária.

A semelhança com Yoga.

O sr. Pilates buscou conhecimento na arte milenar Yoga e em outros pioneiros do trabalho corporal, como Moshe Feldenkrais e Frederick Alexander, para desenvolver seu próprio método. Com ênfase comum no equilíbrio corpo-mente-espírito, estes dois sistemas de exercícios podem ser usados em conjunto. No entanto, é necessário estar atento a algumas diferenças básicas, como as técnicas de respiração.

> Histórico:

dr. pilatesJoseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, e faleceu em 1967, nos EUA. Teve uma infância doentia e restrita e, por isso, tornou-se determinado em melhorar sua condição física.

Buscou conhecimentos em fisiologia, anatomia, medicina oriental, yoga, regimes gregos e romanos de exercícios, entre outros.

Na adolescência, foi ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Em 1914, quando estava na Inglaterra, durante a I Guerra Mundial, foi preso. Então, Pilates ocupou seu tempo treinando outros exilados e adquiriu credibilidade quando seus companheiros mantiveram-se saudáveis durante uma devastadora epidemia de Influenza. As autoridades o enviaram para trabalhar com os feridos de guerra. Muito criativo, ele removeu as molas das camas e as prendeu na parede para que os pacientes acamados pudessem se exercitar. Em 1926, mudou-se para os Estados Unidos.

Em Nova York, abriu um estúdio próximo a uma companhia de ballet e iniciou um trabalho com bailarinos, tanto sadios como lesionados. Em 1966, houve um incêndio em seu estúdio, cujos arquivos e equipamentos ele tentou salvar. Alguns afirmam que as seqüelas dessa ação constituíram a causa de sua morte no ano seguinte, em outubro de 1967.

> Benefícios:

  • Deixa a coluna vertebral forte e flexível,
  • Melhora a mobilidade articular,
  • Aumenta a coordenação neuromuscular,
  • Reequilibra o sistema músculo esquelético,
  • Trabalha a consciência do corpo,
  • Aperfeiçoa o desempenho em outras atividades esportivas,
  • Previne lesões,
  • Fortalece a camada abdominal mais profunda e de difícil acesso,
  • Melhora o desempenho sexual,
  • Restaura o alinhamento postural,
  • Oferece alívio das dores nas costas e nas diversas articulações,
  • Produz padrões eficientes de movimento nas atividades diárias,
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática,
  • Diminui o estresse e a irritabilidade,
  • Tonifica e define a musculatura, sem exageros,
  • Melhora a auto-estima e a percepção corporal,
  • Melhora a qualidade de vida.

> Artigos:

Clique aqui para ler artigos sobre a relação do Pilates com a Gestação, Terceira Idade, Corredores, Dores na Coluna, Perda de Peso e Surfe.

> Horários:

Pilates em grupo (3 ou 6 pessoas):

Segunda e quarta:

  • 8:15h às 9:15h
  • 9:30h às 10:30h
  • 17:00h às 18:00h
  • 18:30h às 19:30h
  • 19:30h às 20:30h

Terça e quinta:

  • 8:00h às 9:00h
  • 9:00h às 10:00h
  • 17:15h às 18:15h
  • 18:30h às 19:30h
  • 19:30h às 20:30h

Sexta:

  • 8:00h às 9:00h
  • 9:00h às 10:00h

Pilates personal (individual ou dupla):

Contato (Natalia) pelos telefones: (48) 99128-4200
ou pelo e-mail: natalia@estacaocorpo.com.br